De Podcast: Mysterious Universe

A história da ciência conta como ao longo dos anos os seres humanos foram entendendo como o universo funciona. Dependeu de alguém não muito diferente de você, descobrir e tentar entender as coisas pra que pudéssemos sair das cavernas e chegássemos até às cavernas com internet. Estudando as pessoas dessa história é bem provável que hoje aqueles respeitados cientistas fossem julgados pela imensa maioria das pessoas como malucos pirados doidinhos conspirólogos loucos hereges do chapéu de papel alumínio na cabeça.

É engraçado que as descobertas que foram feitas não anulam o fato de que talvez eles fossem mesmo meio doidos e acreditassem em pseudociências. O valor está em perceber que as descobertas que eles fizeram só aconteceram porque eles olharam pras coisas com um olhar de possibilidade, acreditando que poderia ter mais lá fora do que já era pré estabelecido, uma curiosidade de acreditar, testar e investigar o que a maioria das pessoas nega e joga fora sem nem olhar com cuidado pelo menos uma vez. Na nossa conversa de podcast dessa semana vou indicar um podcast dedicado justamente a esse olhar.

O nome do podcast é Mysterious Universe. A ideia deles é falar sobre toda e qualquer história que possa ser um mistério. No mundo do podcast existem muitos podcasts que fazem isso, mas um diferencial importante deles é que as histórias contadas são retiradas de documentários, livros, artigos científicos e entrevistas. Por ser assim, tem sempre uma quantidade maior de evidências e contra pontos. Nunca é apenas um relato maluco do maluco mais maluco presidente maluco da Malucolândia.

Os assuntos vão desde de coisas de psicologia, paranormalidade, história, alienígenas, conspirações, biologia e outros.

Uma das coisas que eu gosto é que eles conseguem apresentar as histórias sabendo balancear a possibilidade de haver alguma verdade na história sendo contada ao mesmo tempo em que incoerências ou coisas que simplesmente não fazem sentido são tratadas como merecem. É uma merda quando alguns podcasts se propõe a falar dessas coisas, mas não deixam nem a ideia ser apresentada e eles aqui conseguem dar esse espaço muito bem pra só depois discutir e destrinchar o que tem conteúdo e o que não tem.

Esse podcasts é um desses que tem um serviço “premium” se você quiser assinar, tendo podcasts a mais por semana e algumas coisas extras. A versão gratuita já tem conteúdo o suficiente pra ser interessante se esse tipo de assuntos te interessam. Eu mesmo, só ouço a versão gratuita.

O Mysterious Universe está nos aplicativos de podcast por aí, mas você pode também ouvir pelo seu navegador de internet. Abaixo coloco os links pra 3 episódios, com temas diferentes entre si, pra ajudar a dar uma ideia de como as discussões podem ser diferentes.


Podcast: Mysterious Universe (em inglês)
| Episódio: 19.08 – MU Podcast
Sinopse: O episódio começa falando de técnicas de detecção de mentiras utilizadas pela CIA, depois vai fala do paradoxo da “Mente de Tartaruga” e como nossa inteligência pode trabalhar melhor se pensarmos sobre um problema num nível subconsciente. Depois, o episódio segue pelo caminho de Wu Wei e fala da lenda Butcher Ding, que inspirou George Lucas a criar os Jedis.

Podcast: Mysterious Universe (em inglês)
| Episódio: 18.23 – MU Podcast
Sinopse: Fala sobre um livro que apresenta um estudo sobre como o homem moderno, mesmo considerando recordes olímpicos, faz muito menos fisicamente do que foi capaz de fazer ao longo da história.

Podcast: Mysterious Universe (em inglês)
| Episódio: 19.04 – MU Podcast
Sinopse: Fala sobre Criptobotânica e Criptozoologia, que estudam plantas e animais que foram extintos muitos anos atrás e os caminhos diferentes, alguns sem saída, que a evolução já percorreu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: