De Podcast: Breaking Bad e Pantera Negra

Na nosso espaço de falar de podcast dessa semana vou recomendar dois episódios. Os dois são diferentes entre si, mas os dois mostram bem porque a mídia de podcast permite coisas que outras mídias não conseguem fazer tão bem.

Os dois episódios tem em comum o fato de serem exemplos de como uma conversa pode ser. Acaba ficando meio indireto, mas podcasts são um exercícios de ouvir enquanto se está com a boca fechada. Você até pode falar se quiser, ninguém vai te impedir de bancar o maluco por aí tentando conversar com pessoas que não podem te ouvir, da mesma forma que ninguém vai te impedir de dar “boa noite” pro homem do jornal, ou gritar com aquele personagem vilão da “novela, ou o jogador tal do time tal que fez tal coisa.

Se você gosta de podcasts é bem provável que você goste de ouvir o que as pessoas tem a dizer e se você gosta de ouvir o que as pessoas tem a dizer, dicutir ideias deve ser algo que lhe agrada. Ouvir a opinião do outro, confrotar, revalidar seus próprios ponto de vista e descobrir angulos que acabamos deixando passar. Tem certeza do que achamos que sabemos é algo muito mais importante do que se imagina.

O primeiro episódio indicado é do Rebobinando, podcast daqui do Brasil. É uma discussão mais celebrativa, que dá pontos de vista e opiniões, experiências pessoais e histórias sobre uma das séries de TV mais legais (e fodas pra caralho) que dos últimos anos: Breaking Bad. Se você não teve a oportunidade de ver, considere fazê-lo, é uma série muito boa. Acho que esse episódio é também um exemplo de como podcasts podem a partir de algo que não parece necessáriamente ser “uma pauta” fazer uma discussão, uma conversa com conteúdo, com valor. Apesar do episódio ser mais indicado para quem já viu a série, se você não viu, esse não é um tipo de série em que “spoilers” vão estragar sua experiência, então vai tranquilo.

O segundo episódio indicado é do /Filmcast (slash filmcast), podcast dos EUA, em inglês. No caso dessa indicação existe um pequeno porém, vale a pena ouvir além do episódio indicado o episódio anterior a ele, vou colocar todos os links lá em baixo. Esse podcast fala sobre cinema, falam um pouco de notícias da semana do mundo do cinema, fazem indicações de coisas legais que viram recentemente e terminam com um review mais aprofundado de algum filme ou série. No episódio anterior ao indicado eles fizeram o review do Pantera Negra, um filme que você possívelmente foi assistir ou ouviu muita gente falar, considerando o sucesso enorme de crítica e público. O episódio indicado é justamente um contraponto, uma dicussão com alguém que vê alguns problemas sérios de incoerência do filme e como ele trabalha certo ícones, colocando um pacote pop suave que diminui a real importância deles. Talvez ajude, saber um pouco sobre o que foram os panteras negras ajude a entender melhor o contexto da discussão, por isso coloco também um link pra um vídeo do youtube que dá esse background.

Seguem abaixo os links, mas caso você preferir, os dois podcasts estão por aí nos aplicativos de podcasts do seu coração.


Podcast: Rebobinando (em português)
| Episódio: AQUELE episódio de Breaking Bad


Podcast: /Filmcast (em inglês)
Episódio: 455 – Black Panther (GUEST: Candice Frederick)
Episódio: Is Black Panther an Evil Film? (GUEST: Leslie Lee III from Struggle Session)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: