De Podcast: Podcasts de RPG

Semana passada comentei que a partir de hoje esse nosso “esquema” de falar de podcasts seria diferente. Agora, ao invés de falar de um podcast, dando um resumão geral do que eles são e do que falam vou indicar episódios. Ainda vai dar pra dar uma visão geral das coisas, mas a ideia é indicar algo que possa de um jeito melhor apresentar pras pessoas essa mídia.

A ideia é inclusive tentar, quando possível, agrupar episódios, por exemplo, quando sair algum filme legal, ou quando o tema entre os episódios conversar e complementar um ao outro. Veremos como vai ser.

A indicação de hoje é uma dessas que é a indicação de um episódio, mas que pode ser mais de um episódio e ainda tem como bonus falar de um gênero de podcast que ainda não falei aqui: os podcasts de RPG.

Se você nunca jogou um desses jogos (talvez você tenha visto no Stranger Things) colocando de forma bem simples e resumida, a ideia é que existe uma pessoa que é o mestre que conta uma narrativa e as outras pessoas jogando escolhem as ações de seus personagens nessa narrativa. Cada personagem pode ou não ter uma história e motivações próprias, poderes, inimigos pessoais, habilidades especiais e etc. Conforme as situações vão sendo apresentadas pelo mestre os outros jogadores descrevem as ações que seus personagens toma, sendo a possibilidade e as consequências dessas ações escolhidas por um número tirado no dado.

Só pra dar um exemplo simples, imagine que o mestre diz que apareceu um monstro e que um dos jogadores que está sendo atacado tem uma arma. Imagine que ele decide atirar. Dependendo da distância do monstro, da arma que o personagem tem ou do conjunto de habilidades daquele personagem, acertar o monstro será mais fácil ou mais difícil. Traduzindo isso para um número tirado no dado, para fazer uma ação mais difícil é necessário tirar um número mais alto e o valor tirado gera consequências de sucesso ou fracasso que o mestre usa para continuar construindo a narrativa. Por exemplo, o jogador tira um número alto e mata o monstro com um tiro perfeito na cabeça, ou ele tira um número muito baixo, erra e agora o monstro é quem vai atacá-lo. Ou, o exemplo da imagem abaixo, mostrando o que pode acontecer quando você tira 1.

Esse tipo de jogo, como dá pra notar é muito baseado em fala, em conversa e principalmente na capacidade de imaginação das pessoas jogando. Por isso é um tipo de jogo que funciona muito bem em podcast porque a aventura pode ser acompanhada da mesma forma que os jogadores acompanham, ouvindo e imaginando.

Alguns podcasts tem episódios especiais de RPG, mas existem muitos que são só aventuras de RPG. Existe também um número muito grande de mundos e regras onde essas aventuras acontecem. Coisas tipo mundo medieval, ou Steam Punk, Cyber Punk, baseados no mundo de Star Wars, ou no mundo de Harry Potter, além de muitos outros. O sistema de regras mais conhecido, que você possivelmente até já ouviu falar, é o D&D, ou Dungeons & Dragons, que mistura um ar de idade média com magia, num mundo com mitologia e monstros próprios se inspirando muito em diversas culturas, mas mais principalmente no mundo do Senhor dos Anéis.

O episódio indicado de hoje é do podcast Nerdcast e o episódio é o número 549. A história usa o sistema do Call of Cthulhu, se passa nos período entre a primeira e a segunda guerra mundial e tem um puxada para o terror psicológico, ocultismos e outras coisas assim do mundo do escritor H. P. Lovecraft (como você que já é familiarizado com o Cthulhu deve ter deduzido).

Como é característico do pessoal do Nerdcast o episódio é muito bem produzido, com sons que dão mais peso pra história, transformando a coisa toda num audio drama. Como também é característico deles existe uma mistura de conteúdo e humor, apesar de ser uma ambientação pesada o programa é bem leve e divertido, sem deixar de ter as características da ambientação escolhida.

Escolhi essa semana indicar esse episódio porque justamente na sexta-feira passada eles publicaram a parte 2 dessa aventura, o episódio 602, então se você gostar desse primeiro, já pode ouvir o próximo. Além disso, aproveitando o tema, indico também outras aventuras de RPG que eles já publicaram anteriormente e que já estão com suas aventuras concluídas. Uma se passa num mundo que usa aquelas regras do Dungeons & Dragons e outro que se passe num futuro não muito distante distópico e cyberpunk. Cada uma dessas aventuras tem 3 episódios e da mesma forma que a aventura de terror fazem a mistura de humor e do mundo escolhido num balanço bem divertido. Tenho certeza que ouvir vai te dar vontade de tentar reunir amigos e jogar você também alguma partida de RPG.

O Nerdcast está nos aplicativos de de podcast por aí, eles inclusive tem um aplicativo próprio que já tem o podcast deles embutido tanto para Android quanto para iOS, para facilitara ainda mais a sua vida. Mas se você prefere ouvir pelo navegador, segue a lista dos episódios, separados por aventura, com os links pra ouvir.

– Aventura de terror psicológico nas vésperas da 2ª guerra mundial
Nerdcast – episódio 549 – parte 1
Nerdcast – episódio 602 – parte 2

– Aventura Cyberpunk
Nerdcast – episódio 395 – parte 1
Nerdcast – episódio 446 – parte 2
Nerdcast – episódio 498 – parte 3

– Aventura Medieval, com magia, cavaleiros e dragões
Nerdcast – episódio 251 – parte 1
Nerdcast – episódio 291 – parte 2
Nerdcast – episódio 341 – parte 3

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: