De Podcast: Collider Movie Talk

Hoje é terça-feira, um dia onde falamos de podcast por esses lados de aqui. Essa semana, mais uma vez, o post é pra dar uma indicação de podcast, mas antes de ir em frente com esse nosso textinho padrão devo dizer que andei pensando em mudar um pouco isso. Acho que talvez seja mais legal indicar episódios, como meu objetivo é ajudar a promover essa mídia, dando um episódio em especial como referência deve ajudar melhor a pessoa a dar uma chance, mais do que ela só ouvir falar de um podcast, ir até lá e abrir a lista com um mar de episódios.

Sendo assim, hoje é a última vez que vou dar essa “indicação” mais genérica, de um podcast como um todo.

O podcast de hoje é um sobre cinema e é inglês, seu nome é Collider Movie Talk.

Acho que de todos os podcasts que eu indiquei até agora nenhum foi especificamente sobre notícias, apesar desse ser um segmento bastante forte no mundo dos podcasts. A grande diferença de ouvir ou podcast de notícia e apenas ler as principais notícias da semana é que existe tempo para discussão, para falar sobre cada coisa, o que acaba tornando a notícia em si mais interessante, mais relevante e de quebra você ainda ganha quem sabe a habilidade de saber opinar sem ser um idiota — algo muito raro nesses dias de hoje, né?

Esse é um podcast de cinema, mas existem outros de outros tópicos e vale dizer que muitos caem no erro de não entender a mídia e fazer algo tipo jornal da TV, onde cada notícia é lida em 30 segundos e tudo é feito correndo pra caber numa janela de 1 hora ou menos. Devo indicar no futuro próximo outros de notícia que fazem todo essa discussão, que no final é o que importa, quando uma notícia é dada. Não adianta só dizer o que aconteceu, até porque hoje em dia qualquer um pode ter sua voz aberta pro seu público, seja você uma empresa, seja você um desenhista amador, seja você um presidente com o botão mais nuclear e mais bonito do mundo.

O que eu mais gosto no Movie Talk e nos outros podcasts do Collider (que é um site de cinema e cultura pop) é que as pessoas fazendo o podcast realmente gostam daquilo que estão falando. É comum ver, especialmente em podcasts nacionais, uma certa atitude de raiva, de inveja, de sei lá o que, uma mistura de amargor com insatisfação com a própria vida, nas pessoas do podcast que tratam desses assuntos. O pessoal do Movie Talk gosta tanto de cinema e dos assuntos em torno disso que algumas vezes eu tenho a impressão de que eles beiram a alienação, de tanto que se empolgam e se emocionam.

Paralelo a isso, eles tem uma competência jornalística que infelizmente não é muito comum, especialmente em podcasts nacional que preferem usar o argumento de “somos só uma conversa descompromissada”, ao invés de saber do que estão falando antes de abrir a boca, especialmente quando o site e o podcast é o trabalho dos caras. Os caras tem conhecimento de como as coisas funcionam, da história do cinema e sabem onde parar e dizer “eu não sei”.

Uma coisa que também é interessante desse podcast, além dos outros podcasts do Collider, é que eles publicam todos os episódios também no youtube, é o mesmo episódio que está no feed do podcast, mas você tem a oportunidade de ver a cara das pessoas, além de ser um esforço a mais que ajuda a colocar o trabalho deles em mais lugares. Inclusive, eu não sei porque todos os podcasts não fazem isso, além de divulgar mais o próprio trabalho, ainda tem page view e tudo mais.

O Collider Movie Talk é um podcast diário (sim, sai 1 por dia!) e pode ser encontrado nos aplicativos de podcast, além do canal deles no Youtube e no próprio site deles (que tem muita propaganda! Add block ativar!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: