Um certo episódio de South Park

South Park é um desenho que não agrada todo mundo. Talvez seja porque as piadas algumas vezes são bastante pesadas. Talvez seja porque as críticas aos preciosos valores e hoje em dia são feitas sem medo de citar nomes e coisas do mundo real. Acho que tem também um número grande de pessoas que ainda se lembra do que o desenho era nas primeiras temporadas sem nunca ter ficado sabendo no que o desenho se transformou ao longo dos anos.

Eles concluíram esse ano a 21ª temporada e resolvi falar sobre eles hoje pra comentar um episódio em especial justamente dessa temporada. É bem provável inclusive que eu volte depois a comentar algum outro episódio aqui e ali já que na minha humilda opiniona (de merda), alguns episódios são geniais na maneira de compor uma história que satiriza e crítica as coisas, ao mesmo tempo em que faz um humor sem amarras, mas com uma mensagem. Um humor inteligente, desses inteligentes o suficiente pra tirar sarro do próprio rei, ali, na cara dele, sem que ele mesmo perceba.

O episódio que vou comentar chama “Put it Down” e se você quiser ver o episódio é só clicar aqui pra ir para o próprio site do South Park. Lá tem tudo disponível e é tudo dentro dos conformes da lei, nada de pirataria e etc. Os episódios estão em inglês, com opção de legenda também em inglês. Além disso, tem também todos os episódios de todas as temporadas dublados em espanhol, com exceção da 21ª temporada que ainda não está disponível.

Mas voltando ao episódio, apenas dando uma sinopse bem resumida, uma das crianças está tendo ataques de pânico porque está preocupado porque o presidente do país é um maluco (do caralho) que fica postando absurdos no Twitter, em especial provocações para a Coréia do Norte e seus mísseis nucleares. Ao mesmo tempo, o episódio fala também sobre suicídio e sobre dirigir mexendo no celular.

O motivo maior de eu querer comentar esse episódio foi como eles mostraram o namorado do menino com ataque de pânico tentando ajudar ele. As discussões de porque ele se sente como se sente, de confrontar o lado racional com o lado emocional, de tentar dar conselhos sobre “fazer coisas positivas”, sobre “dar um passeio”, até finalmente a conversa que fecha a ideia, é muito bem construído e apesar de estar falando da crise de pânico, na verdade todas aquelas conversas poderiam ser a conversa de alguém que está tentando ajudar alguém que está em depressão.

O roteiro é muito inteligente, o tom é leve, não é um blá blá blá discursivo sobre o sentido da vida, é um retrato mais realista das coisas e de como as pessoas se sentem. Existir o outro conflito no episódio que fala de suicídio, mas sem levar isso a sério, na minha capacidade avançada de dedução (ou não) é justamente pra pontuar que toda aquela conversa poderia ser sobre suicídio também. Da mesma forma a discussão sobre mexer no telefone e dirigir fala sobre a distração das pessoas com relação ao que realmente importa, o que acaba servindo como uma espécie de metáfora pro próprio ataque de pânico que o menino tem, afinal de contas o medo dele tem todo sentido, mais gente deveria mesmo estar pirando por ter um presidente maluco provocando guerras nucleares no twitter.

Os 3 temas não são colocados exatamente juntos de forma explícita, exceto no final que dá uma solução inteligente e engraçada pra coisa toda, e é justamente essa sutileza, de apontar para um lado, mostrar o outro e jogar os temas de uma forma que eles conversam e semeiam terreno um pro outro sem deixar isso na sua cara que me faz achar tão bom o roteiro. Isso sem falar na maneira em si que a conversa do menino com o namorado se desenrola. Se você já teve que ajudar alguém com depressão a se sentir melhor, ou se você já foi a pessoa com depressão, tenho quase certeza que você vai reconhecer as conversas e os argumentos.

E se você for ver mesmo o episódio (olha o link aqui de novo, pra você não ter que voltar lá em cima), aproveita pra ver mais alguns, tem muita coisa boa (e engraçada) por lá.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: