De Podcast: This American Life

Continuando com nossa aventura pelo mundo dos podcasts, estou aqui hoje pra trazer mais uma indicação!

Neste tempo chamado presente, existe um grande grupo de coisas que tende a ser classificado pelo senso comum como “virou uma merda”. Dentre as tantas coisas que foram sendo desacreditadas ao longo dos anos, muitas delas por mérito próprio, está uma pequena e singela coisa chamada “jornalismo”.

Veja, existem muitas formas de se fazer jornalismo e mesmo dentro do jornalismo bem feito — ou mal feito — existem tipos de jornalismo. Meu objetivo não é ser acadêmico, então o que quero dizer é que jornalismo não é só uma breve lista de eventos de 30 segundos, seja sobre a economia, sobre esportes, sobre a puta que o pariu. Jornalismo é também relatar as coisas, oferecer um testemunho de uma realidade, de um acontecimento e é desse tipo de jornalismo que o podcast de hoje trata. Seu nome é This American Life.

A ideia principal desse podcast é falar de histórias de pessoas. São depoimentos que se desenrolam de forma a criar um conteúdo inesperado vindo da história por ela mesmo. Os temas são bastante variados. Se existe alguém que se interessa por alguma coisa, se existe uma história pra contar, o tema existe.

Os programas tem uma linha narrativa, uma premissa, uma voz que conta e conduz e que a medida que defende, desenrola ou elucida um ponto, vai entrevistando pessoas, envolvidos, culpados, especialistas, curiosos. Tudo isso junto com uma edição leve, que beira o divertido sem ser irresponsável. O resultado é um conjunto de histórias sobre pessoas sendo pessoas e é curioso como qualquer tema proposto consegue ser surpreendente, ter uma mensagem, um lado dramático, ou poético, ou irônico, ou divertido.

Acho que o maior mérito está justamente no pacote como um todo, na qualidade da edição, da linha narrativa, das músicas que intercalam os momentos. Existe um domínio de técnica mesmo, de como fazer entretenimento na forma de audio, de como reportar, questionar e contar uma história. Esse é um podcast que não só vale a pena ouvir por seu próprio conteúdo, mas como uma referência de como contar uma história, de como usar a mídia de audio, a mídia de podcast, pra fazer algo completo. O estilo do This American Life é tão iconico que muitos podcasts por aí tentam emular o que eles fazem, mas até hoje não ouvi nada, seja no Brasil ou fora do Brasil, que consiga chegar no mesmo nível que eles.

E, antes de ir embora eu acho que é relevante dizer, caso você já não tenha adivinhado pelo título e pelo texto, este é um podcast em inglês. Sim, mais uma indicação e em inglês, se acostume, virão muitas mais. Como da outra vez, meu conselho é que, se você não domina este dito idioma, aproveite pra usar os podcasts para dominar. Tente ouvir, tente entender, escolha um tema que se comunique com você, não se cobre se você não entender 100%, seu cérebro tem uma habilidade imensa de aprender comunicação, deixe rolar, aprenda e domine essa língua. A quantidade de portas que abrem pra você é imensa e não é só para ouvir podcasts.

O This American Life está na busca dos seus aplicativos de podcast favoritos, sejam eles iOS ou Android, mas, se você preferir, dá pra ouvir todos os programas diretamente no site deles, clicando aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: