O Inktober 2017 acabou

E não é que aconteceu? Sim, o mês de outubro acabou e o mês de novembro começou. Veja, digo isso não só porque sou facilmente impressionável, digo porque é uma ponte – feia – pra falar que com o final do mês de outubro acabou também o Inktober e conforme prometido eis me aqui para falar de como foi fazer parte deste “evento virtual”.

Mas, antes de mais nada, vamos aos desenhos porque:
a) Eu não sou obrigado;
b) Vide item “a)”!

◼︎ 01 – swift – rápido, veloz
Sem intenção é meio inegável dizer que rolou uma influência daquele jogo Journey, sabe? Não sabe? Sem problema, vou falar dele depois, mas acho gastei tempo demais com esse desenho porque fiquei empolgado em desenhar só com caneta preta, sem ter que colorir, desde o projeto com os desenhos dos post-its que não fazia isso.

◼︎ 02 – divided – dividido, separado
Veja como tentei recuperar o tempo fazendo um desenho mais simples XD. A ideia era mostrar duas expressões faciais, duas emoções em um segundo e que tudo junto formasse um rosto. É, deu mais ou menos XD.

◼︎ 03 – poison – veneno
Mordeu, morreu!

◼︎ 04 – underwater – de baixo da água
Esse tomou também mais tempo do que eu esperava, mas gostei do resultado, especialmente do peixe.

◼︎ 05 – long – comprido, longo
Hora da Aventura, se você nunca viu, veja, se você viu, toca aqui! o/

◼︎ 06 – sword – espada
Inspirado por games e lendas. Tentei fazer algo que tivesse “uma história” tipo a plaquinha mostrando o que acontece ao se puxar a espada e a escada tipo com um caminho que subindo você chega lá. Sobre as “chamas” acabei optando por deixar meio ambíguo se elas são fogo mesmo ou se são de pedra, qual sua opinião?

◼︎ 07 – shy – tímido
Pensei no shy guy do Mario, mas não queria algo que fosse simples demais então pensei num motivo pra ele ficar tímido, aí imaginei a cena em questão. E eu gosto de inventar letras e etc, mas nesse caso o que está escrito ali em baixo é o nome do shy guy no Japão, “Heiho”.

◼︎ 08 – crooked – torto, entortado
Desenhar árvores é muito legal.

◼︎ 09 – screech – grito ou som penetrante e alto
Não fiquei muito feliz com esse, mas lembro que desenhei assistindo Torre Negra.

◼︎ 10 – gigantic – gigante
Um imenso balão redondo. Desenhei esse assistindo o filme dos emojis, acho que rolou influência XD.

◼︎ 11 – run – correr, executar
Gosto dos veículos do Akira Toriyama, tentei fazer algo parecido com as motos dele.

◼︎ 12 – shattered – despedaçado
Minha primeira idéia era fazer uma lâmpada sendo atingida por um bastão, mas achei mais legal fazer algo assim mais subjetivo e menos violento porque o mundo já muito jeito de coisas não subjetivas e violentas.

◼︎ 13 – teeming – repleto, cheio, numeroso
Esse foi um dos desenhos que mais gostei, não só porque tem a petch, mas porque deu pra testar essas técnicas de fazer inversão de cor, de preencher com mais preto e usar o branco como luz. Inclusive eu testei isso em vários desenhos, foi uma boa experiência eu diria.

◼︎ 14 – fierce – feroz
É necessário ser feroz para escrever. Tentei mostrar a dificuldade de alcançar o teclado e as mãos escrevendo tipo batendo com força e o mundo em volta tipo agressivo e maluco, com a fumaça do café voando e etc.

◼︎ 15 – mysterious – misterioso
Esse é bem video game também, né? Lembro que desenhei assistindo Dragon Ball Super, que está bem melhor do que achei que seria!

◼︎ 16 – fat – gordo
Ei, repare, veja, tá vendo que tem uma coisinha na letra “C” ali no desenho? Tá vendo que talvez poderia ser um “F”? Pois é, a ideia era essa, mas não deu tão certo. Em compensação, achei que ficou legal o esquema de sombra e preto e branco, também testando técnicas pra dar volume, luz e sombra de um jeito diferente.

◼︎ 17 – graceful – cheio de graça
Na próxima vez que for desenhar uma bailarina, vou tentar fazer ela mais esguia. É que eu sempre tenho uma tendência a fazer personagens mais gordinhos, carnudos e etc.

◼︎ 18 – filthy – imundo, pecaminoso, obsceno
Coisas de política. Mundo do caralho o/

◼︎ 19 – cloud – nuvem
Trocadalho do carilho. Se você não reconheceu a silhueta ali no centro aquele é o Cloud do Final Fantasy VII, logo, portanto, eis no tema cloud o Cloud como uma cloud entre outras clouds. O título poderia ser “Cloud in the sky”.

E chegamos ao fim. Sim, não é que eu não saiba contar é que não consegui fazer os 31 desenhos. Eu até poderia continuar desenhando até completar os temas, mas acho que a graça do inktober é que ele dure o tempo que tem que durar, é pra testar coisas, forçar a fazer os desenhos dentro do tema, mas dentro da “maratona”. Inclusive, nesse aspecto maratona, eu até que me esforcei pra ir o mais longe possível, mas essa vida de gente grande toma muito tempo e dessa vez não deu, mas fiquei bem satisfeito com tudo que consegui desenhar e até onde conseguir chegar. Ano que vem, ei de completar os 31 desenhos, ora essa.

Uma outra coisa que gostaria de comentar é que normalmente eu escaneio os desenho pra depois publicar, não tinha feito muito isso de só tirar foto mesmo. Achei que ficou melhor do que achei que ficaria, mas acaba ficando muito menos profissional, talvez depois eu faça no escaner certinho alguns desses desenhos pra ter no portfolio, vamos ver como será. Foi legal também ir postando no twitter a medida que os desenhos foram sendo feitos e postados, acho que é legal pra ter uma ideia de como, algumas vezes, leva mais tempo do que gostaríamos pra pra terminar um desenho.

E aí? Gostou? Odiou? Fez teus desenho? Me segue nas redes por aí, nós rabisqueiros somos melhores unidos, desde que separados, desenhando sozinhos, cada um nas suas casas, sem contato social. É.

É!

Ah e se quiser ver na forma de vídeo, tem 2 vídeos dos desenhos lá no instagram, um aqui e outro aqui.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: