O olho de Jupiter está diminuindo

Parece título de boletim astrológico, mas é astronômico (e ligeiramente atrasado). Estava vendo fotos de Júpiter pelas internetes e acabei achando essa notícia que é do ano passado. Aparentemente aquela mancha furacão vermelha famosa está diminuindo.

Seria o fim dos tempos? Seria hora do cochilo de Júpiter? Seria o resultado do aquecimento global de Júpiter em função do comportamento auto destrutivo de seus habitantes? Seria maldição do cigano de planetas? Seria tudo isso e muito mais? Sei lá, sinto muito, não sei!

Seja como for, é curioso ver que em 1970 a mancha tinha um diâmetro de cerca de 23 mil quilômetros e hoje ela tem algo em torno de 16 mil. Se continuar assim, é possível que daqui uns 30 anos ela deixe de ser a grande mancha pra ser só mais uma das tantas manchas desse nosso vizinho. E só pra dar uma ideia de tamanho, nosso planeta tem mais ou menos 12 mil quilômetros de diâmetro, ou seja, mesmo nesse tamanho menor que a mancha está hoje, ela ainda é maior que nosso planeta (toma essa).

Se quiser saber mais, você pode dar uma olhada aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: