O pálido ponto azul atualizado

Em 1990, a sonda espacial Voyager 1 foi usada para tirar uma foto mostrando a Terra vista de Saturno. O que se viu, daquela distância, foi apenas um ponto pálido azul, deixando bem claro nosso tamanho no universo, apesar dos egos e mistérios de terceiros. A foto teve grande repercussão na época e no fim do post tem um vídeo (legendado, se você precisar) com um texo do Sr. Carl Sagan, que na minha opinião de cara da internet vale a pena ver.

Pois bem, no começo da semana passada, o pessoal da NASA teve a oportunidade de tirar uma foto parecida com aquela, dessa vez com a sonda Cassini, que dentre outras coisas, conta com uma camera consideravelmente melhor que a da Voyager 1.

Sem querer te enrolar, acredito que as duas imagens só tem impacto se você parar um pouco pra pensar sobre o que elas mostram, afinal, com a correria e a rotina dos dias, é fácil esquecer que estamos em uma pequena bolinha flutuando no meio do nada a tal ponto que quando vemos a imagem, leva certo tempo pra entendermos que aquele ponto azul somos nós e que as nossas preocupações, anseios e faturamentos são mesmo bem menores do que a gente imagina. Mais uma vez, recomendo assistir o vídeo, ele ajuda bastante a criar esse impacto.

Sobre as imagens, quando fui pegar a original de 1990 pra colocar aqui achei que ela tinha tanto ruído que não resisti e dei uma limpada nela. Não agradeçam a mim, agradeçam ao Adobe Lightroom  dá pra fazer milagres com aquele programa. Ah, se você for um desses caras puristas, relaxa que coloquei também abaixo a versão cheia de ruído.

E agora, segue abaixo o vídeo (sim, aquele mesmo que por duas vezes nesse post, três agora, falei que vale a pena ver) e as fotos. Divirtam-se e cuidado pra não ter pesadelos.

Imagem de 1990 original, o pontinho é a Terra

Imagem de 1990 tratada, o pontinho é a Terra

Imagem de 2013, o ponto mais brilhante é a Terra

Links
Voyager 1
Adobe Lightroom
O site da NASA que liberou as fotos
Mais sobre a foto do pálido ponto azul

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: