Animais terríveis e coloridos

Apesar de as pessoas acharem que qualquer um pode dar nome pras coisas, a verdade é que um nome bem dado faz muita diferença e foi justamente por causa do nome científico desse simpático animal da foto acima que fui descobrir quem ele era.

Seu nome é Phyllobates Terribilis, o que me fez perguntar porque uma criatura tão simpática é considerada “terribilis”? [se sentindo o Mussum]

Achar o motivo do nome até que foi fácil. Esse é o animal mais venenoso do mundo. E antes que alguém se levante gritando falando que não, que o animal mais venenoso aquela cobra de não sei onde, ou aquela água viva mirim da Austrália, esse é o animal mais venenoso, levando em conta apenas os animais que não usam o veneno para caçar, o veneno fica na pele, servindo apenas como defesa. Ou seja, ele não vai te atacar com o veneno, mas você não pode tocar nele ou se alimentar dele.

Pra se ter uma idéia da força do veneno, 1 miligrama dele é capaz de matar 10 mil ratos, ou 2 elephantes, ou, colocando em termos de pessoas, se você for um desses que só liga para informações relevantes a sua própria espécie, mais ou menos 15 humanos adultos.

Esse sapo é encontrado em florestas na costa da Colombia, já esse veneno pode também ser encontrado em alguns pássaros (sim, existem pássaros venenosos), a Ifrita kowaldi, da foto abaixo, que pode não ter um nome muito legal, mas tem uma cabeleira no mínimo respeitável.

Como era de esperar, o ser humano, essa criatura boa e cheia de escrúpulos, já tentou criar esse sapo em cativeiro para estudar esse veneno. O curioso, porém, é que em cativeiro o veneno não é produzido, por alguma razão provavelmente relacionada a mudança do ambiente e da alimentação, o que poderia talvez, num dia bem ensolarado em que todos estivessem de bom humor ser esticado para uma comparação filosófica onde seria possível insinuar que o ambiente e as coisas que nós temos que engolir podem fazer com que uma criatura muito simpática, mate envenenado qualquer um que se aproxime demais dele.

Como curiosidade final, esse sapo faz parte de um grupo de anfíbios chamado Dendrobatidae, que é conhecido por terem toxinas poderosas na sua pele e por terem cores fortes. Entre outros eles tem até um azul e um verde, esses das foto abaixo. Enfim, colocando em termos “humorísticos pseudo científicos e quase vergonha alheia”, praticamente os Power Rangers dos sapos, se é que você me entende.

Links
A cobra mais venenosa do mundo
A água viva mirim da Austrália, ou Vespa do Mar
Mais sobre a ifrita kowaldi
Mais sobre os Dendrobatidae
Mais sobre os Power Rangers (porque não?)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: