O rato que você sempre sonhou

Você provavelmente sabe que grande parte das pesquisas na área de medicina envolvem testes com ratos. O que você talvez não saiba é que existe um mundo dos ratos de laboratório tão especializado e com traços, comportamentos e tendências genéticas tão desenvolvidas que as escolhas na hora de comprar um rato lembram um filme de ficção científica onde os ETs somos nós.

A pesquisa utilizando ratos é tão difundida não apenas porque ratos se reproduzem rapidamente, são pequenos e fáceis de cuidar, mas porque eles tem uma semelhança genética de 95% conosco, sim, e isso talvez explique também aquela pessoa com cara de rato que você certamente conhece, diz aí.

O Jackson Laboratory, nos EUA, é um desses laboratórios especializados em entregar o rato que você sempre sonhou. No site deles, por exemplo você pode encomendar um rato macho de meia idade obeso e que tenha, ahn… que tal… esquizofrenia? Sem problema, eles tem um desses!

O pior é que eu nem sabia que ratos podem ter esquizofrenia. Inclusive fico imaginando como deve ser ter de estimação um rato esquizofrênico.

O laboratório conta com cerca de 6 mil tipos de ratos, e se você achou tão interessante quanto eu, saber que ratos tem esquizofrenia, saiba que eles oferecem também ratos com autismo, com câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de próstata, leucemia, nanismo, diabetes, síndrome de down, esclerose múltipla, miopia, transtorno obsessivo compulsivo (é, pois é!), osteoporose, mal de Parkinson e muitas outras doenças. A imensa maioria delas nunca ouvi falar.

Dessas que eu nunca ouvi falar achei até uma que o Google disse ter a ver com imunidade a dor, só pra dar uma idéia de quão amplas são as possibilidades. Nos links tem uma página onde você pode ver todas as doenças pesquisáveis, por ordem alfabética, inclusive.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que caso você queira comprar ratos filhotes tem uma observação que diz “Please note: Mice 17 days old or younger are shipped with lactating females and are not guaranteed to survive shipment.”, ou seja, ratos que tenham 17 dias de vida ou menos, são sempre enviados com uma mãe de leite e não existe garantia de que eles consigam sobreviver ao envio, o que me pareceu estranho e vindo direto de um filme de ficção científica envolvendo alienígenas.

Mas aproveitando que o assunto foi pra esse “lado mãe”, você a essa altura já deve imaginar, mas existem também opções de compra de ratas grávidas, com um tempo específico de gestação e que tenham características genéticas especiais.

Bom, saber disso tudo provavelmente não vai salvar sua vida, mas da próxima vez que você precisar tomar um remédio lembre-se que em algum lugar do mundo é bem provável que tenha um rato com uma doença quase igual a você.

Links
Jackson Laboratory
Lista das doenças que podem ser estudadas usando ratos do Jackson Laboratory

One Comment on “O rato que você sempre sonhou

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: