Robôs para conversar

Não sei desde quando as pessoas tem essa idéia filha da mãe de criar algo que pareça um ser humano, mas existem histórias com mais de 2 mil anos sobre isso. Ainda não chegamos lá e, por mais que as pesquisas com robôs mostrem que construir um que seja capaz de se mover como nós já é muito mais complexo do que se imagina, o desafio não está só na parte mecânica, mas também na capacidade de comunicação, na inteligência, em se criar uma inteligência artificial que não pareça artificial.

Se a parte mecânica já tentaram fazer com barro, com madeira e sabe-se lá com o que mais, a parte da inteligência só se tornou possível com a chegada dos computadores e da programação. Inclusive, desde os primeiros programas de computador, sempre existiram tentativas de simular inteligência. Só pra citar algo histórico (e ficar parecendo que eu sou mó especialista), o primeiro programa que reconhecidamente conseguiu assustar pessoas por parecer ser uma pessoa falando, chamava ELIZA, em 1966.

Hoje muitas novas idéias surgiram e muito daquela lógica original da ELIZA cresceu. A Siri no iPhone 4S da Apple, as primeiras smart TVs controladas por voz da Samsung, ou o Kinect da Microsoft, são só uma pequena amostra do que deve surgir nos próximos anos em termos de controle e comunicação por voz e que deve mudar a maneira que nós usamos nossos carros, celulares, aparelhos de TV, geladeiras e até casas. Isso, claro, se o mundo não acabar em lá em dezembro, sim?

Se você não tiver nada melhor pra fazer e quiser ajudar nesse desenvolvimento, a internet conta com inúmeros “personagens de inteligência artificial” com os quais você pode conversar, os chatterbots. Existem vários perfis, desde tentativas de criar um atendente de telemarketing virtual, um conselheiro amoroso e até um Aragorn do Senhor dos Anéis.

Eu conversei com vários e escolhi 4, que não são desses que tem um perfil específico e que achei que mais pareciam capazes de simular uma conversa sobre qualquer coisa. Nos links lá em baixo tem um site com uma lista enorme com vários chatterbots e também um link pra um conjunto de contas do MSN que na verdade são chatterbots, só que especializados em algum assunto, tipo o maluco dos ETs, o cara que fala sobre drogas, uma menina que ajuda a construir um template de um blog no Windows Live Space e outros.

Visite, converse com eles, se impressione, divirta-se e tire suas conclusões. Ah, só uma coisa, esses abaixo só falam inglês, mas o Google Translator tá sempre aí pra você que não liga para esses detalhes, no entanto se você quiser procurar existem também alguns em português.

≫ Cleverbot
 Jeeney
 Jabberwacky
 Elbot (esse tem até expressões faciais)

Links
Lista com um monte de Chatterbots
Chatterbots pra falar no MSN
ELIZA no Wikipedia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: