Iron Sky e Wreck-a-Movie

Antes de eu falar qualquer coisa, dá uma olhada nesse trailer.

Se você tiver a curiosidade de falar com algum “analista de tendência de cinema”, se é que isso existe mesmo, é bem possível que ele te fale sobre algo chamado “crowd funding”, algo como “financiamento coletivo” que nada mais é do que a obtenção de capital pra se fazer alguma coisa (nesse caso filmes) através de doações de tamanhos e tipos diversos feitos por pessoas que simplesmente acreditam na idéia. As colaborações vão desde uma doação de 2 dólares via PayPal, até a compra de uma camiseta, ou caneta do proejto. Existem também doações maiores que dão até participação nos lucros e na produção do produto final.

Outra tendência que tem um vibe parecida é chamada de “participatory cinema”, ou “cinema participativo”, que é quando as pessoas ajudam na realização de algum projeto não apenas com dinheiro, mas com trabalho e idéias. Um site bem famoso sobre isso, voltado pra cinema, é o Wreck-a-Movie, lá um monte de projetos postam as necessidades que algum projeto possa ter, desde um escritor que possa criar um release legal, até artistas de animação, compositores de trilhas sonoras, editores, produtores, construtores de set, tradutores, maquiadores, advogados, enfim, toda e qualquer função que possa ser necessária na hora de se fazer um filme.

Iron Sky é um filme que se valeu muito do Wreck-a-Movie pra conseguir ser feito e é muito legal ver o resultado final, independente do filme conseguir ou não ser o que ele promete. É legal ver esse tipo de iniciativas dando certo, ver que se um monte de pessoas com uma mesma intenção se juntar é mesmo possível fazer o que elas querem, mesmo dentro do mundo do cinema que é uma indústria milionária, de grandes investimentos. Isso sem falar que esse tipo de iniciativa abre a possibilidades de novos talentos e especialmente novas idéias que talvez jamais vissem a luz do dia se dependessem do aval de cabeças empresariais que tem uma tendência absurda de só acreditar em auto referências, sequências e remakes.

O filme, tem outros trailers, todos estão nos links lá em baixo, além de uma revista em quadrinhos que é prequel pra história, também feita nesse esquema de “quero participar dessa idéia e posso fazer isso aqui pra ajudar”. A estréia é prevista para 4 de abril desse ano e no site deles, aém de saber mais sobre a produção, ajudar, ver fotos e tudo mais, existe um cadastro que você pode fazer pra pedir que o filme estréie num cinema perto de você.

Inclusive se você for se cadastrar fazendo esse pedido não esquece que seu pedido só conta se você clicar no link do e-mail que eles te mandam depois.

Bom, agora vamos esperar pela estréia, as primeiras opiniões já devem aparecer agora em fevereiro quando o filme vai ser exibido pela primeira vez no festival de cinema de Berlin, como o senhor diretor falou no vídeo lá em cima. Enquanto isso, dá uma passada no Wreck-a-Movie, vai que você sem querer acaba se envolvendo num filme que acaba virando o próximo Star Wars, né?

Links
Wreck-a-Movie
Trailers Iron Sky 1 2 3
A revista em quadrinhos prequel do Iron Sky
Pra pedir que Iron Sky passe num cinema perto de você

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: