Darth Vader, monges, vacas e manteiga

Eu não fazia nem idéia, mas existe uma tradição milenar de esculpir coisas em manteiga, sim, aquela mesma que você coloca no pão, usa pra fritar alguma coisa, e pode até usar pra sacanear seu gato, como nesse vídeo.

Diz a lenda que tudo começou muito tempo atrás com monges tibetanos. Pra eles esculturas em manteiga tinham todo um significado e aprendizado, primeiro porque pra fazer a estatua o monge escultor tinha que passar pelo frio que era necessário pra manteiga poder ser moldada sem derreter, segundo porque o exercício de esculpir é trabalhoso (né?) e terceiro porque a estátua de manteiga, ao contrário das feitas com outros materiais já é feita se sabendo que inevitavelmente ela vai se desfazer, simbolizando a impermanência das coisas, por mais belas que elas sejam ou por mais trabalho e esforço que tenha sido necessário pra construir.

Hoje em dia as estátuas de manteiga são mais populares naquelas feiras rurais nos EUA (as state fairs) e é curiosa a variedade de temas e a complexidade e o tamanho das esculturas. Na pequena seleção que eu fiz abaixo, tem desde o Darth Vader e outros personagens da cultura pop em tamanho real até vacas fazendo coisas estranhas do tipo pilotar uma moto ou escorregar de barriga na superfície da Lua (pois é, eu sei).

Seja por causa das vacas escorregando de barriga, ou pela história dos monges sobre impermanência, aposto que depois disso seu pão com manteiga nunca mais será o mesmo.

One Comment on “Darth Vader, monges, vacas e manteiga

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: