Buscador de informações WolframAlpha

Quando você busca alguma coisa no Google, o Google não busca essa alguma coisa pra você, na verdade ele busca sites que parecem conter o que você busca. Ou seja, o Google não se importa com a confiabilidade da informação que ele acha pra você. Ele pode até achar o site que tem a informação que você precisava, mas saber se é tudo mentira, cabe ao seu bom senso, desconfiômetro e capacidade de buscar.

Esse não é um problema só do Google, é um problema geral desses tempos da “era da informação”. O Wikipedia, por exemplo, tem um exército de revisores (a maior parte voluntários) pra garantir que as informações que estão lá sejam confiáveis. Como é um trabalho que tem que ser feito artigo por artigo, acaba levando mais tempo do que se gostaria e isso complica bastante no crédito que o Wikipedia acaba tendo.

Pensando nesse que será um dos desafios dos próximos anos para que a busca de informação pela internet seja mais eficiente, um maluco inglês chamado Stephen Wolfram criou o site www.wolframalpha.com.

Trata-se de um buscador de informação. Ao invés de dar uma lista de sites que podem ter a informação que você busca, ele vai direto a uma fonte confiável e mostra a informação buscada. Apesar do projeto ainda estar nas fases iniciais de desenvolvimento, já dá pra brincar bastante.

Falando assim pode parecer meio confuso, quer dizer, pra mim que sou uma besta, logo que tive contato com o site não entendi ao certo como usar ou pra que ele poderia servir. Mas conforme fui mexendo, ele começou a fazer sentido. Vou dar uns exemplos.

Buscando uma palavra simples do tipo “war” (guerra), inclusive é bom já dizer que o site é só em inglês por enquanto, além dele encontrar definições, pronúncia e essas coisas, ele consegue dar um gráfico mostrando a frequência dessa palavra em livros e publicações nos últimos 500 anos. É legal buscar certas palavras e tentar relacionar elas com a época. A própria “war” tem picos no período que corresponde a segunda e a primeira guerra mundiais, só pra dar uma idéia.

Outro exemplo interessante é se você buscar digamos, sobre o planeta Marte, ele te dá informações de massa, composição da atmosfera, temperatura, número de luas e até uma imagem mostrando onde o planeta está agora dentro do sistema solar. Ou seja a informação que o site dá, além de ser de uma fonte confiável, ela é dinâmica.

Mas uma das coisas que eu achei mais legal é que como o site todo é uma grande “máquina matemática” é possível também resolver equações e cálculos, desde de coisas mais básicas do tipo equações do segundo grau até coisas bem complexas, tipo equações diferenciais com derivadas e tudo. E não subestime o site, ele resolve e dá gráficos pra coisas do tipo 3xˆ10+log4x+10 em segundos.

Algo ainda em estágio inicial de desenvolvimento é uma camada “mais humana” de busca de informações interpretando pontos de interrogação e etc, que já dá alguns resultados interessantes. Por exemplo, se você tentar buscar algo do tipo “Am I drunk?” (estou bêbado?) ele dá uma tabela que pode te ajudar a calcular o quão bêbado você pode estar. Ou se você procurar “what is the meaning of life?” (qual o sentido da vida), ele retorna o famoso 42 do Mochileiro da Galáxia, dando o próprio livro como fonte hehehe.

Antes de você sair correndo com toda aquela empolgação de quando era criança e te deixavam abrir uma lata de leite condensado, como eu disse lá em cima, o site ainda não está finalizado, então entenda que certas buscas ainda não dão aquele resultado esperado. Mas fique feliz, fazendo essas buscas que não dão o resultado esperado, existe a possibilidade de ajudar o site a se desenvolver.

Da próxima vez que você precisar resolver uma equação mega complexa, ou até uma conta simples do tipo 2+2 e tiver com preguiça, ou que precisar de uma informação numérica confiável a respeito de alguma coisa, vale a pena dar uma visitada no site e se surpreender com as respostas que ele pode te dar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: