Dois analfabetos, o metrô e uma velha

Estava no metrô em São Paulo, com fone de ouvido, com aquela minha cara que faz pessoas que eu nunca vi na vida falarem comigo do nada e me contarem a vida delas, quando um homem de “trinta e alguma coisa” anos me perguntou se a próxima estação era a Sé, porque ele não tinha entendido direito o que a voz do trem que anuncia qual a próxima estação tinha acabado de dizer.

Eu achei estranho, mas imaginando que ele não fosse de outra cidade e que talvez fosse uma das primeiras vezes que ele estivesse pegando um metrô, expliquei que na parede de cada estação tinha o nome dela e que em cima da porta tinha o mapa da linha com o nome de todas as estações, aí dava pra ele se localizar e saber se faltava muito pra chegar na Sé.

Ele olhou pra mim meio sem jeito e disse “acontece é que eu não sei ler…”.

Me senti um terço idiota, depois meio idiota e finalmente completamente idiota, quando vi que o cara tinha ficado bastante sem graça. Ele ainda disse “é, a gente tem vergonha até de dizer essas coisas, mas a gente não sabe mesmo, fazer o que?”, no que eu respondi prontamente com um “relaxa, tudo bem” com essa cara abaixo, que é o que normalmente eu faço quando alguém me fala alguma coisa que eu vejo que deixou a pessoa em graça.

Acabei conversando com o cara. Ele estava com o irmão, que era um pouco mais novo e que também não sabia ler, estavam vindo do interior de Minas Gerais, tinham acabado de chegar na rodoviária do Tiête, onde pegaram o metrô e estavam indo até a casa de um primo que ia encontrar com eles na estação Sé. Eles estavam aqui pra trabalhar, o primo tinha arranjado alguma coisa e eles sempre quiseram vir pra São Paulo.

Perguntei se era como ele imaginava e ele disse que imaginava que tivesse menos gente, menos carros e que fosse bem menor.

A conversa toda durou uns 5 minutos e depois que ele e o irmão desceram agradecidos e ainda um pouco envergonhados, reparei que tinha uma velha com cara de cu me olhando meio que desaprovando a minha existência, meio que incomodada por eu ter falado com as pessoas, meio que incomodada por eu estar ali e não tipo explodir em pedacinhos. Aposto que se ela tivesse lasers nos olhos, tinha atirado em mim.

Acho uma decepção foda gente velha ser imbecil. Quer dizer, se você viveu mais tempo, você devia ser mais sábio e não mais imbecil, certo? Mas na realidade todo mundo sabe que ser imbecil ou não, não tem nada a ver com a idade. Enfim, eu fiquei mesmo foi pensando em como seria andar por aí pelo mundo sem saber ler.

Fiquei inclusive imaginando como será que era a vida do cara e do irmão dele pra ler não ser necessário, ou pra eles nunca terem ido atrás de aprender.

Às vezes é bem estranho pensar como existem vidas e realidades muito diferentes da nossa, com ausências de coisas que pra nós tem existência óbvia.

A gente esquece que uma palavra que eu disser, por exemplo “caneca”, pra você pode significar aquele negócio de colocar líquido dentro e tomar, pra outra pessoa pode ser onde ela guarda os lápis dela, pra uma outra ela vai lembrar do “Seu Caneca”, um vizinho que ela teve, alguém pode lembrar de um cachorro que teve quando era criança que chamava “caneca”, ou vai ter que alguém que vai lembrar que tem uma cicatriz no braço porque uma vez derrubou uma caneca e se cortou com os cacos e aí tem um mega trauma de canecas.

Imagine que isso funciona pra todas as palavras. Imagine que isso funciona não só para palavras, mas pra sentimentos, pra datas, lugares, eventos, costumes e rituais sociais.

Pessoas são coisas muito complexas mesmo.

Quando chegou a minha estação, antes de descer, olhei pra velha da cara de cu e desejei bom dia, na esperança de encerrar nossa curta interação nesse planeta de maneira amigável. Porque não?

E ela, prontamente, com o olhar, me disse “foda-se”.

One Comment on “Dois analfabetos, o metrô e uma velha

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: