O homem de 152 anos

Ó ele aí, ó

Hoje, o Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo, algo em torno de 83 anos. Os homens das cavernas tinham expectativa de vida de 18 anos e até pouco tempo atrás a média mundial que hoje é de 67 anos, já foi de 40 anos. No entanto, como o mundo é um lugar bizarro onde qualquer coisa que você possa imaginar já aconteceu ou vai eventualmente acontecer, existe um registro histórico da existência de um homem na Inglaterra que teria morrido com 152 anos (!).

Trata-se de Thomas Parr, conhecido também como Old Tom Parr, ou se você quiser, já que ele já morreu mesmo e não vai se importar, Sr. Tonho.

A referida criatura humana teria nascido no ano de 1483, numa cidadezinha no interior da Inglaterra, perto da fronteira com o País de Gales. Não se sabe ao certo o que ele fez da vida, sabe-se que em 1500 ele se juntou ao exército, que depois foi fazendeiro e que aos 80 anos se casou pela primeira vez. A história conta que ele teve dois filhos que morreram ainda crianças (o que era comum na época) e que aos 100 anos uma outra criança foi descoberta, fruto da infidelidade do Sr. Tonho, aquele velho xavequeiro safado.

Conta-se que ele se sentiu muito culpado pelo ocorrido, tendo feito penitências e tudo mais. Essa criança também teria morrido jovem. Ainda sobre a vida conjugal do Sr. Tonho, existem relatos de que a sua primeira mulher teria morrido e que ele teria se casado de novo aos 122 anos.

Por causa da idade avançada e da vida ativa, aos poucos ele se tornou conhecido, quase uma celebridade e sua fama chegou aos ouvidos do Rei Charles I. Sr. Tonho foi então levado para morar em Londres, já que o Charles I estava muito interessado em saber quais eram os segredos dele pra viver tanto tempo.

E é aí que a história acaba.

Com poucos meses em Londres o Sr. Tom acabou morrendo de causas naturais não especificadas. Acredita-se que a mudança na alimentação, ambiente e rotinas foram as causas da sua morte tão rápida e, apesar da idade avançada, inesperada.

O Rei Charles I fez com que ele fosse enterrado em Westminster Abbey, uma igreja conhecida como o local onde os reis da Inglaterra, (atualmente do Reino Unido), são coroadas e enterradas. Se um dia você for pra Inglaterra a lápide dele pode ser visitada, olha uma foto do que ela diz:

Hoje existe muita controvérsia com relação a real idade dele, já que naquela época não existia certidão de nascimento ou registros mais precisos que comprovem que ele chegou mesmo a completar 152 anos. Sabe-se que alguém com o nome dele de fato se uniu ao exército em 1500, mas acredita-se que o documento se referira a algum parente, provavelmente um avô que teria o mesmo nome e isso pode ter gerado toda a confusão.

No campo da realidade não especulativa, a pessoa mais velha que se tem registro completo, viveu 122 anos, era uma mulher chamada Jeanne Calment e era francesa. Nos links lá em baixo tem a uma lista das pessoas que se sabe terem passado da idade de 115 anos e muito mais sobre isso.

E você? Vai morrer quando? : D

>> Pra saber mais
Lista das pessoas que completaram mais de 115 anos
Tom Parr no site do Westminster Abbey
Lista da expectativa de vida por países
Thomas Parr no Facebook (é, pois é)

One Comment on “O homem de 152 anos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: