Você não vai conseguir ler

As pessoas se comunicam, criam palavras e gostam de dar nomes pras coisas. Mas o tempo passa, os povos mudam, os lugares passam a pertencer a outras pessoas, mas alguns nomes das coisas ficam. Às vezes pro povo que vem depois o nome é tão estranho que talvez não dê nem pra ler. Quer um exemplo?

Quando você for pra Nova Zelândia, pergunte sobre a montanha que fica no norte do país que é chamada de “Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu”. Batizada pelo povo Maori, na língua deles quer dizer “O cume onde Tamatea, o homem dos grandes joelhos, escalador de montanhas, engolidor de terras que viajou o mundo, tocou sua flauta para sua amada”. Clique aqui se você quiser saber como falar isso, a imagem abaixo é da placa que fica em frente a montanha.

E se ainda não for suficiente pra você, que tal, quando for ao País de Gales visitar a villa de “Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch”? Na antiga língua galesa quer dizer “Igreja de Santa Maria na cavidade de avelã branca próxima do redemoinho rodopiante da igreja de São Tysilo com a caverna vermelha”. Pra saber como falar esse clique aqui.

Bom, acho que já deu pra convencer, mas caso não, lá naquele lugar conhecido como Wikipedia tem uma lista com os lugares com os nomes mais longos do mundo e também uma com os lugares com o nome mais curto, como a sensacional vila de Å, lá na Noruega. Ou você achou que eu tinha inventado tudo isso?

Lista com os nomes mais longos
Lista com os nomes mais curtos
A montanha da Nova Zelândia
A vila no País de Gales
A vila da Noruega

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: