2 vídeos do Japão

Um dos temas mais recorrentes das coisas que eu posto aqui é essa historinha filha da mãe que a internet isso e aquilo blá blá blá e as coisas malucas do mundo que elas provêm. Tá certo que o nome do site até tem a ver com isso, então até faz sentido ser assim, mas indo ao que interessa e esquecendo essas coisas inúteis que eu acabei de dizer, os 2 vídeos de hoje são do Japão (como você já sabe pelo título, mas tudo bem).

O primeiro é um vídeo educativo para ensinar crianças como ir ao banheiro.

Agora, antes de eu falar um monte de coisas e você decidir ir embora, vamos ao segundo vídeo. É sobre aquele acidente na usina nuclear em Fukushima, por causa do terremoto que teve no Japão em 11 de março desse ano. A idéia do vídeo é explicar pra crianças (ou adultos, quem sabe) o que aconteceu, o que está sendo feito e essas coisas.

Para nós, criaturas ocidentais metidas a besta, é difícil ver os dois vídeos e não achar engraçado pelo menos uma coisa. Diz a lenda que o engraçado está em se fazer associações absurdas e inesperadas, o que quer dizer que pra nós é absurdo fazer um vídeo pra ensinar seu filho a cagar com uma família tigre cantando. Da mesma forma, pra nós, é absurdo representar um vazamento nuclear como uma dor de barriga.

Pra mim o que é mais interessante nisso tudo é que eu não estou tão certo se mesmo pros japoneses isso não é absurdo e engraçado também do mesmo jeito. Justamente por ser bizarro o vídeo é mais eficiente em prender sua atenção e em passar a mensagem, talvez eles saibam disso e façam de propósito.

Bom, um dia, quando eu for pro Japão, eu descubro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: