Against All Odds

Acredito que jogar videogame não seja só apertar um monte de botão na hora certa e do jeito certo pra chegar do ponto A até o ponto B. É claro que a essência básica é essa, mas o que motiva a gente a querer apertar os botões e sair de um ponto e ir ao outro é o que a gente sente no caminho, o medo, o desafio, a diversão de derrotar aquele monstro horrível, desviar daquele tiro, pular na cabeça daquela tartaruga, ter raiva daquele vilão de RPG japonês de sexualidade ambígua e cabelo estranho e etc. São as emoções que nós sentimos das experiências que os jogos oferecem que fazem os jogos serem divertidos. Os desafios que estão lá, que são oferecidos e superados.

Pensando nisso é que tentam criar maneiras, histórias e situações pros jogos. Agora imagine jogos que falam de situações reais, mas não como Call of Duty ou Medal of Honor fazem, já que nesse tipo de jogos o objetivo é usar uma atmosfera real pra criar algo focado na diversão e não na realidade.

Já parou pra pensar que um jogo mais real permitiria sentir de uma maneira mais próxima da verdade o que outras pessoas sentiram quando viveram aquelas situações e a partir dessa experiência entender melhor um assunto, uma história ou sei lá o que? Não precisa pensar muito pra ver que isso poderia ser muito útil pra um monte de situações.

E, como qualquer coisa legal que a gente pensa, alguém em algum lugar também já pensou, isso já foi pensado por muita gente. “Games for Change” é um movimento/site que reúne jogos que tentam passar mensagens a respeito do mundo sobre as mais diversas situações, fazendo jogos que retratam de maneira bem próxima do real essas diversas situações.

Fui até o site, li do que se trata, quem fundou, quem fez isso, aquilo e tudo mais, mas não acho que vai ser interessante falar disso aqui, já que o que é mais importante não são os nomes que fazem as coisas, mas se elas funcionam ou não. Por isso, resolvi escolher um jogo qualquer só pra ver se a mensagem realmente funcionava.

Bom, posso dizer que funcionou bem melhor do que eu esperava.

Pela imagem lá no começo do texto dá pra ver que o jogo se chama “Against All Odds” e que a idéia é te colocar na pele de um refugiado.

O jogo é dividido em 3 “capítulos”, fugir do país, chegar e se estabelecer no país novo e lidar com a vida nova. Como eu disse a proposta desses jogos é simular situações reais, então ele tenta criar situações pra provocar no jogador emoções e decisões que muito provavelmente alguém nessa situação sentiria ou teria que tomar.

Achei interessante como a estrutura do jogo incentiva que você tente fazer o que você realmente faria, veja quais seriam as consequências e perceba que nem sempre fazer isso é a resposta certa pra se progredir no jogo. Acredito que a idéia não é que você passe cada uma das fases logo na primeira tentativa. Pra dar uma idéia sem contar muito, a primeira fase é um interrogatório onde você pode dizer o que você realmente pensa e ser espancado e preso ou você pode dizer que concorda com o que não concorda pra que possa ser liberado e progredir no jogo. Inclusive algumas situações no jogo fazem você pensar que está sem saída e aí você vai, tenta de novo e de repente descobre o que tem que fazer e então entende porque aquilo foi feito daquele jeito.

O jogo não é longo, e pra nos ajudar nessa nossa vida onde ninguém tem tempo, tem até um sistema de save. Eu explorei coisas e tudo mais e levei uns 40 minutos pra ir até o final da história.

Ter jogado esse jogo e ter sentido o que eu senti ao passar pelas situações que o jogo te coloca me fez pensar no que poderia ser alcançado se uma produtora de jogos grande fizesse um jogo com um tema assim, em 3D, com você andando e o tempo passando dia a dia e etc. Acho que valeria não só pela mensagem que iria muito além de algo genérico e violento onde o herói é um cara sem rosto que mata 500 pessoas pra chegar até o ponto B, como grande parte dos jogos “reais” hoje em dia são, mas também porque as situações que uma história assim tem são muito interessantes e poderiam realmente criar jogos como nós nunca vimos.

Se quiser jogar _\  http://www.playagainstallodds.com
O site do Games for Change _\  http://www.gamesforchange.org

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: