[●REC] 2

Já tem um tempo que eu escrevi aqui sobre o [REC], mas se você não viu ou não lembra, trata-se de mais um filme de zumbi e trata-se também de mais filme onde a câmera simula a visão de um personagem, tipo a Bruxa de Blair ou Cloverfield. Mas apesar de ser “mais um” em tudo isso, nem o primeiro [REC], nem esse segundo, são “só mais um filme”.

Vamos lembrar antes de qualquer coisa que esse é um filme espanhol, não é de Hollywood, ou seja, existe um espaço aqui tentar coisas diferentes, algo que fuja um pouco de uma “fórmula segura e já conhecida”. Como curiosidade, o primeiro filme ganhou um remake feito por Hollywood, mas que, na minha humilde opinião, não supera o original.

E olha só, repare que tem um “2” no título e ao contrário do que agente vê acontecer bastante onde o “2” tá lá só pra aproveitar o nome e a divulgação que o “1” teve, aqui não é bem esse caso, aqui a continuação se justifica. Primeiro porque a história começa exatamente onde a história do primeiro acaba. Segundo porque ele consegue ser tudo o que o primeiro filme era, só que maior e melhor, mas fazendo isso de forma que faz sentido dentro da história e não só porque “é o segundo filme, no primeiro explodimos uma cidade, nesse agora temos que explodir um país!”.

A história dessa vez é contata por mais de um ponto de vista, ou seja, por mais de uma câmera. Isso acaba permitindo criar histórias diferentes que dão um ponto de vista mais completo e imersivo do que está acontecendo. E é legal também porque as histórias vão acontecendo paralelamente e o filme brinca com como elas se entrelaçam ao longo do filme. A única coisa que eu quero comentar é uma parte em que eles falam sobre a diferença entre as coisas quando as luzes estão apagadas ou acesas. Acho bem possível que essa parte deixe muita gente com medo de ficar no escuro por algum tempo hehehe.

E se você não viu o primeiro filme, não se preocupe. Como era de se esperar é tomado todo um cuidado pra não deixar ninguém boiando. No entanto, se você viu o primeiro, de certa forma, você vai poder “apreciar mais” essa continuação.

Se você gosta de um bom jogo de zumbi, ou daquelas histórias de mistério onde as pessoas tem que conseguir sobreviver em situações onde parece que elas não vão conseguir, dificilmente você não vai gostar desse filme (e também do primeiro). É um filme bem feito e original, mas é um filme de terror, então se você não gosta de ficar se assustando e vendo coisas horríveis que vão te fazer sonhar a noite, talvez esse não seja um filme pra você.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: