O Primeiro Mentiroso

Imagine um mundo quase igual ao nosso só que nele os seres humanos não tem a capacidade de dizer o que não é verdade. Nada de mentiras, nada de respostas politicamente corretas, nada de puxadores de saco e onde o cinema é um cara sentado em uma cadeira lendo o que aconteceu num determinado momento da história, já que qualquer encenação não seria o que aconteceu de verdade e inventar uma história seria uma criar uma mentira.

As coisas começam a mudar quando um dia, (como o nome do filme sugere, ok?) surge o primeiro mentiroso. Como até então jamais alguém teve a capacidade de mentir, as pessoas não sabem o que é uma mentira, não conseguem nem entender o conceito de alguém poder dizer o que não existe. Por exemplo, tem uma cena, logo que ele aprende que pode mentir, que ele vai sacar dinheiro no banco pedindo mais do que ele tem, a mulher vendo no sistema que ele tinha menos do que estava pedindo, pede desculpa pelo inconveniente, fala que o sistema deve estar com algum problema e dá pra ele o dinheiro que ele pediu. Simples assim. Tem no trailer, lá em baixo, essa cena.

Acho que já deu pra entender que o filme tem uma premissa muito boa e que as coisas que poderiam ser feitas ou tratadas a partir disso são muitas. Pessoalmente, achei que essas idéias acabaram não sendo usadas totalmente e o filme acaba sendo uma comédia romântica (é, sempre tem uma garota) com pequenas críticas a nossa sociedade.

O filme gerou certa polêmica por tratar de certos assuntos, que pra muita gente são verdade, como se fossem mentiras. Sem querer contar exatamente do que se trata, acho que é importante entender que o filme fala de outro mundo, outra realidade, e por mais que elas tenham ligação com o nosso mundo, é no máximo uma visão das nossas coisas por um outro ponto de vista. Só isso. É um filme de comédia, o objetivo não é julgar, ou acusar, ou diminuir a crença de alguém. Dentro do contexto do filme, o personagem lida como pode com as coisas que acontecem pra ele e se isso de certa forma ofende pessoas que são do nosso mundo, existe muito mais um problema de interpretação, de entender a mensagem, do que uma intenção de fazer isso. Assista, se divirta, pense, não leve ao pé da letra, nem a sério demais (como qualquer coisa na vida).

Esse é um filme de comédia e facilmente vai chamar a atenção de qualquer pessoa que tenha idade o suficiente pra entender o que é uma mentira. Se você, como eu, for chato de vez quando, talvez fique pensando que seria legal se alguém pegasse essa idéia e fizesse outro filme um dia, mas se não, vai se divertir com um filme que pode não ser o mais engraçado da sua vida, mas que vai ser divertido simplesmente por ter uma idéia diferente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: