Hora do Planeta 2011

Você já deve ter ouvido falar, ano passado passou até no jornal nacional. A Hora do Planeta é um evento global onde pessoas do mundo inteiro desliguem luzes e aparelhos eletrônicos não essenciais por 60 minutos pra mostrar que estão preocupadas com o aquecimento global. Muitas cidades de mais de 100 países já participaram e se espera que esse ano seja o maior de todos. Vai ser no próximo sábado, 26 de março, das 20:30 até às 21:30. Abaixo tem o vídeo promocional deles.

Assim, sem querer ser do contra nem nada, inclusive não é a primeira vez que eu divulgo esse evento, acho importante e etc, mas começo a me questionar a respeito da eficácia desse tipo de ação. É claro que observando quanto normalmente é gasto de energia nesse horário e aí vendo com essa ação qual seria a queda até daria pra medir “o quanto a população está preocupada” com o aquecimento global. Daria também pra argumentar que uma grande quantidade de energia seria economizada durante essa uma hora, já que empresas também participam, desde canais de TV que param suas transmissões durante a hora, ao McDonald’s, que desliga todos os seus letreiros. Minha dúvida é se a mensagem está mesmo chegando a quem ela tem que chegar e se tudo isso tem tido algum resultado.

Acho que a força maior de uma ação como essa esta ligada a consciência que acaba sendo despertada nas pessoas em virtude do evento. Seria bastante interessante aproveitar essa ocasião, toda essa atenção voltada para o aquecimento global, pra promover ações que possam de fato significar uma atitude de cobrança e em ações concretas no futuro, ou em mudanças de comportamento e de consciência sobre o papel que cada um tem no mundo. Pelo vídeo promocional deles, tive a impressão de que muitos países organizam festas e tudo acaba sendo muito bonito e todo mundo de repente se sente como se fosse tipo o Capitão Planeta (vai planeta!), salvando a natureza e o mundo. Será que não é muita inocência pensar que, só porque alguém desligou as luzes do quarto durante uma hora num sábado de março, esse alguém fez o seu papel?

Sendo assim, não deixe de participar, não deixe de falar pras outras pessoas sobre o evento, mas não se esqueça que ele é muito mais um lembrete do que uma ação. Estamos preocupados com o meio ambiente, com o planeta, com o aquecimento global, o universo e tudo mais, legal. Mas demonstrar preocupação e apenas isso, como todo mundo sabe, não resolve muita coisa, certo?

se quiser saber mais / site oficial do evento, em português

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: