O Disaster Message Board

Com todas essas coisas que tem acontecido no Japão nos últimos dias acabei esbarrando com uma coisa muito interessante que tem eles por lá chamada “Disaster Message Board”.

Naturalmente as pessoas tem certo talento pra pensar merda, algumas mais que outras, claro, mas pra quase todo mundo, esse talento é ampliado quando acontece algum acidente ou desastre. Pessoas pensando merda ficam preocupadas e pode acabar fazendo coisas idiotas ou não fazendo o trabalho delas direito, o que é especialmente importante em situações de crise. Sendo assim, com a “missão” de evitar caos ampliado, fazer as pessoas pararem de pensar merda, ficarem de boa e se focarem na solução dos problemas causados pelo acidente ou pelo desastre, sabendo que seus entes queridos estão bem, foi concebido o Disaster Message Board.

Funciona assim, sempre que acontece um desastre o serviço é acionado. Nesse momento você pode usar a internet por um computador ou, o que é mais comum, pelo aplicativo de celular, pra avisar pro sistema deles qual é a sua situação. Existem mensagem pré definidas pra agilizar o processo, coisas como “estou bem”, “estou em casa”, “estou ferido”, “estou na área de evacuação”, além de ser possível digitar sua própria mensagem com até 200 caracteres (um SMS).

Quando você manda a sua situação pro sistema, quem quiser saber de você pode entrar no site deles e consultar sua situação pelo seu número de celular. Além disso, quando o cadastro é feito no sistema, dá pra registrar alguns endereços de e-mail que vão receber automaticamente os seus avisos, sem precisar entrar no site deles.

Pensando um pouco pode parecer uma coisa idiota e até inútil, quer dizer, se você quer saber se a pessoa está ok, liga pro celular dela, ué! Mas pensando um pouco melhor não é tão simples quando a gente pensa no tamanho da população do Japão e na quantidade de telefones celulares. Não é difícil imaginar a rede ficando lotada e ninguém conseguindo falar com ninguém.

Se quiser saber mais, clica aqui e dá uma olhada no site deles, tem uma versão em inglês e em japonês (claro), se você preferir.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: