Porque os Jogos Antigos… #7

Olá pessoas, como vai o mundo de vocês?

Bom, tenho um monte de coisas pra comentar/dar explicações. Primeiro vamos ao que mais interessa às pessoas/alienígenas em geral que nos visitam.

Acho que o título já explica qual a idéia principal.

Não é exatamente uma crítica, inclusive eu já devo ter escrito isso aqui, mas eu não sou tipo do Partido Extremista Só Jogo Velho Presta do Brasil (o popular PESJVP do B), a idéia é mais a de mostrar um contraste. Eu sei que alguns jogos ainda hoje têm essa premissa básica de “salvar a princesa” ou “recuperar o objeto mágico para que o vilão o use de forma errada”, mas hoje é muito mais elaborado. Eu sei também que existiam jogos antigos com objetivos mais complexos, mas mesmo os RPGs dá época eram menos ousados, existencialistas ou sei lá o que. A imensa maioria dos jogos tinha objetivos mais simples mesmo.

Antes o público principal que movia mesmo a indústria eram crianças, pequenas criaturas novas, mas hoje não é bem assim, por isso no “antigamente” tem uma criança e no “anos depois” um adulto. Acho também que não adiantava fazer histórias e objetivos mega complexos, já que o grande público não ia entender e as ferramentas da época eram mais limitadas pra fazer algo a altura de algumas idéias. Inclusive não é de estranhar que os primeiros jogos mais maduros tenham surgido no PC, porque seus usuários eram mais velhos.

Ah e só como curiosidade, acho que deve ter dado pra notar pra quem acompanha mais ou menos os jogos de hoje em dia, eu peguei o roteiro do GTA IV e do Call of Duty que vai sair no final do ano, aquele Black Ops. Peguei inclusive os textos de divulgação oficiais mesmo e só mudei uma coisinha ou outra pra não ficar muito longo. Só curiosidade. (opa, eu me repetindo).

Quanto a outras coisas, estamos aí com um novo visual pro site (finalmente, já era hora). Ele ainda não tá totalmente pronto (tsss… tava bom demais pra ser verdade), ainda vou colocar outras coisas ali na barra lateral, mas tudo com essa idéia de pequenas janelas com figuras que tornam mais fácil achar os conteúdos. Aos poucos vou fazendo.

Por enquanto é isso, os dias de ficar trazendo trabalho do trabalho que é socialmente aceitável pra casa deram um tempo agora e mais atualizações devem vir.

Até.

2 Comments on “Porque os Jogos Antigos… #7

  1. Olá diogo césar,
    Sou um grande fã do seu trabalho principalmente do “porque os jogos antigos…”. Gostaria de te dar Parabéns e lhe pedir permissão para postar a série no meu recém criado blog ( o earphoneboy.wordpress.com) com os devidos créditos é claro.

    Parabéns pelo trabalho!

    Like

  2. Tem um jogo indepentente muito legal, um cara japones chamado Pixel fez sozinho. Pouco depois de disponibilizar o jogo gratuitamente dizendo apenas é “um jogo de pular e atirar”, em pouco tempo já fizeram uma tradução para ingles.
    O nome do jogo em japones é “Doukutsu Monogatari”, em ingles “Cave Story”
    O bom do jogo é que lembra um pouco “super mario + metroid + mega man + um pouquinho de rpg”.
    a história e objetivos não é mencionado no inicio, isso você descobre ao decorrer do jogo, pois no inicio seu personagem acorda sem memoria em uma caverna (º_º).
    muito legal, eu recomendo.
    Um excelente trabalho indepentente. Até as musicas são muito boas.

    site do jogo: http://www.cavestory.org/

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: