New Super Mario Bros. Wii

O que faz um jogo ser divertido? Estaria a diversão em desafiar o jogador na medida certa pra que ele possa ter desafios, mas que não se sinta intimidado por eles? Bom, eu penso que sim e New Super Mario Bros para Wii oferece isso com perfeição.

É tudo muito simples, sequestraram a princesa, você deve salvá-la, pra isso corra da esquerda pra direita e, às vezes de baixo pra cima, para percorrer o caminho até onde ela está. Pise na cabeça dos seus inimigos, jogue fogo neles, congele-os, engula com o seu dinossauro e faça tudo isso se quiser na companhia de alguém que você gosta.

É tudo muito simples, certo?

É uma proposta de jogo simples, que não exije muita coisa e que a princípio inclusive parece fácil demais. “É só isso? Só pular e ir andando? Eu dou conta!”. Não é uma proposta do tipo crie seu personagem e sua historia, configurando sua aparência e estatus para atravessar ramificações de diálogos e dilemas morais numa aventura que não lhe diz exatamente o que fazer. Ligue o jogo, jogue, se divirta, me vença, eu te desafio!

O jogo em si possui um universo carismático e original, mesmo pra quem já jogou todos os outros jogos do Sr bigode. É bonito, tem personalidade e os controles funcionam, você não sente que o jogo te roubou ou algo assim quando você morre. Você morreu porque ficou tentando pegar aquela maldita moeda gigante, porque você queria ter as três, mesmo o jogo não te pedindo. Admita!

O multiplayer adiciona muito a essa coisa de “arrisque sua vida para obter aquela moeda gigante que brilha”, porque nesse modo se você morrer, mas as outras pessoas continuarem vivas, o jogo continua e você simplesmente reaparece dentro de uma bolha alguns segundos depois, aí algum jogador te liberta a lá está você de novo, pronto pra morrer mais uma vez. Quem precisa de realismo? hahaha

A bolha também ajuda quando o exercício de pular em plataformazinhas indo da esquerda pra direita se mostra muito complicado. Digamos que você consegue passar, mas a pessoa que está jogando com você não, sem problema, a pessoa aperta o A vira uma bolha, você passa aquela parte, depois liberta a pessoa da bolha, continuando a sua jornada fantástica, sem perder cabelos, amigos ou a namorada : D

Essa “camaradagem” no desafio, meio que criando um ambiente onde as coisas sim são difíceis e tudo mais, mas estamos todos entre amigos está também presente quando jogando no modo single player. O jogo é o primeiro jogo da Nintendo a implementar o “Super Guide”, funciona assim, se você morrer oito vezes seguidas em uma mesma fase, antes que você fique puto da vida, xingando o jogo o mundo e tudo mais, quem sabe até não querendo mais nem voltar pra jogar, o “Super Guide” entra em ação. Você vai encontrar um bloco verde, acertando ele com a sua cabeça italiana o jogo vai te perguntar se você quer o Luigi venha e passe a fase pra você. Você pode reassumir o controle a qualquer momento apertando o botão +, caso o seu problema seja só uma parte especifica da fase. Você ativa, o jogo faz a mágica, você desativa e segue sua vida como se nada tivesse acontecido. Se quiser ver um vídeo de como funciona, clica aqui.

Eu já disse ali em cima de forma breve, mas é importante dizer de forma não breve (?!) que esse jogo é sim difícil. Todas essas camaradagem de “Super Guide” de bolha mágica do além, serve apenas pra poder dar mais profundidade aos desafios que o jogo propõe, mantendo tudo isso acessível pra qualquer pessoa. O pacote final traz um jogo que pode realmente ser apreciado por qualquer um e que, além disso, faz jus como uma nova versão dos clássicos jogos Super Mario Bros (deve ser por isso que chama NEW Super Mario Bros, né? Hahaha).

É muito legal ver a quantidade de coisas novas que puderam ser criadas voltando a essa mecânica de jogo 2D com o Mario. Falando nisso, o New Super Mario Bros de Nintendo DS, que apesar do mesmo nome é outro jogo, também tem essa mecânica 2D e também é muito bom. No entanto, a versão para DS não é tão difícil e não passa a mesma sensação de um passo além e uma satisfação causada por ser surpreendido pelo jogo, que a versão de Wii passa.

Seja você um gamer das antigas, seja você um gamer mais novo, seja você uma pessoa que é mais casual, esse jogo é diversão pra todo mundo, feita e entregue com alto nível de talento. Um modo online talvez numa próxima edição? Mais personagens? Mais itens? Não sei o que virá, mas eis aqui a Nintendo mostrando mais uma vez que é possível sim fazer um jogo que pode ser divertido pra qualquer um.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: