Muscle March

Uma mesma coisa mostrada pra pessoas diferentes causa reações diferentes, já que cada um tem seus valores, suas noções do que é engraçado e tudo mais. Muscle March é um jogo com um humor tipicamente japonês e por mais que ele seja simples e pouco interessante é legal ver essas coisas chegando até aqui. Sabe porque?

Bom, como eu é que mando por aqui, vou responder isso só depois, antes quero falar um pouco sobre como é esse jogo.

Por favor, (olha só eu sendo educado) imagine que você é um estereótipo mega bombado de algum país, usa uma tanga, vive feliz com seus outros amigos estereótipos bombados de tanga de outros países, e isso inclui um urso polar. Eis que um dia, um maluco aparece na academia de vocês, rouba o pote de proteína da galera e parte correndo em fuga!

Diante de tal drama, você faz o que qualquer criatura bombada de tanga faria, sai correndo atrás do terrível mal feitor para ter de volta o seu objeto maravilhoso. Entendeu agora porque eu pedi por favor na hora de você imaginar, né? Pois é.

E é a partir daí que a mecânica do jogo se desenvolve. O ladrão, que também é bombado (claro) corre arrebentando paredes conforme passa por elas. Você deve passar por elas fazendo a pose exata que ele fez, para que passe certinho no buraco e prossiga com sua perseguição. O jogo corre sozinho pra você, sua única preocupação é fazer a pose certa com o Wiimote e o Nunchuck. O único momento que você assume a corrida é quando já está bem perto do ladrão aí é só chacoalhar feito doido o controle para dar a corrida final, dando cabo do nefasto oponente.

Esse é um jogo pra Wiiware, custa 500 pontos (5 dólares), então não é uma surpresa o jogo ser simples e um tanto quanto curto. No total são 9 fases pra perseguir 7 ladrões terríveis acompanhado de uma trilha sonora pouco variada, mas dentro do clima do jogo. Não é uma surpresa descobrir que esse jogo foi originalmente pensado como um jogo para os fliperamas japoneses.

A grande questão aqui é que se você não jogar esse jogo, não vai fazer diferença nenhuma. É divertido, é ok, mas não de maneira nenhuma algo imperdível. Agora, respondendo a pergunta que eu fiz lá no começo, ver um jogo tipicamente japonês saindo para o mundo todo é legal porque mostra uma mudança na maneira de pensar por parte das empresas e mostra também como as diversas ferramentas e possibilidades que existem hoje para os game designers tornam possíveis mais coisas. Em outras palavras, é um jogo pra WiiWare, ou seja, baixo custo e baixo risco, o que permite muito mais liberdade criativa. Além disso, quem acompanha mais ou menos o mercado de jogos japonês sabe que ainda hoje muita coisa legal não sai de lá por causa dessa mentalidade dos empresários. Iniciativas assim podem abrir portas.

Para concluir, acho que com o universo desse jogo, com esse sendo de humor e com esses personagens, que apesar de bizarros possuem um inegável carisma, dava pra fazer um jogo ainda simples só que mais legal. Nem precisa ir muito longe, quem sabe algo como os antigos Final Fights? Você não acha?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: