Poderíamos estar 1500 anos no futuro?


Imagina o seguinte, arqueólogos malucos encontram em suas explorações por aí um objeto que eles acham que é só um bloco de pedra com uns desenhos estranhos. Alguns anos depois, sem querer, pessoas descobrem que aquele bloco abre e que dentro dele tem um computador mega avançado holográfico que fala de uma civilização que viveu na terra e que era de seres humanos que se destruíram numa guerra nuclear. De acordo com o bloco misterioso, nós seríamos descendentes deles, nossos homens das cavernas teriam surgido do mundo que sobrou da guerra que eles fizeram.

É, eu sei, é papo de maluco. Mas na verdade não tem nada que impeça que isso tenha mesmo ocorrido. Não temos máquina do tempo pra voltar no passado e saber o que houve e então o único jeito de tentar provar isso seria encontrar um artefato do passado e descobrir que ele contém tecnologia. E o caso é o seguinte, ora, ora, vejam, vejam, extra, extra, isso aconteceu!

Foi encontrado em 1900 aquele objeto que ilustra lá em cima esse texto e apenas recentemente descobriu-se que ele é um tipo de máquina de calcular rudimentar (um computador analógico primitivo) que era capaz de apontar a posição de certos astros no céu.

A construção da peça é datada por volta de 150 A.C. e a complexidade tecnológica envolvida nela só voltou a ser vista no mundo 1500 anos depois.

Essa descoberta não prova nada sobre uma possível origem nossa de uma civilização passada remota. Mas prova que já aconteceu sim na história da humanidade de avanços tecnológicos terem se perdido devido à decadência de um povo, no caso, os Romanos da região de Antikythera.

E é claro que a tecnologia não funciona assim, mas imagine o que poderia já ter sido descoberto hoje se a tecnologia estivesse 1500 anos a frente de onde esta hoje? Onde poderíamos estar se aqueles avanços não tivessem se perdido naquele tempo?

A edição de dezembro de 2009 da Scientific American tem uma reportagem mais completa que você pode ver aqui e 2 vídeos. Um deles está ai abaixo pra ver o outro clique aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: