Scribblenauts

Comecei a jogar esses dias o tão bem falado Scribblenauts para Nintendo DS e agora eu posso me juntar a multidão pra dizer que o jogo merece toda a atenção recebida.

Antes de tudo, a idéia aqui é tentar fazer uma coisa diferente de um review normal. Vou escrever três vezes. Primeiro agora, nesse momento em que comecei a jogar e tudo é novo e lindo. Depois quando tiver lá pra metade vou falando do que tiver achado até aquele momento. Por fim, quando terminar o jogo, escrevo uma coisa conclusiva e bonita. Juntando os três textos você tem o capitão planeta? Não, você tem o que eu acredito ser uma coisa mais legal que uma review e que não precisa ser lido as 3 partes. Ousado, né? Pois é. Scribblenauts.

Foi a sensação da E3 desse ano, eleito por vários sites como o jogo do evento, algo totalmente inédito e nunca visto (?!) para um jogo portátil. Desde então esse jogo foi tema de um monte de conversas, discussões, posts e cartas de amor. Agora, afinal, o que esse jogo tem de tão especial? A idéia de como ele funciona.

O objetivo é resolver alguma situação que pode ser “junte a menina e o seu gato que está em cima do telhado” ou “proteja esse sanduíche das formigas”. Pra resolver esses dilemas você invoca qualquer objeto que dentro do seu raciocínio primata (ou não) lhe pareça adequado pra resolver o caso. Por exemplo, se você tivesse que pegar uma maçã que está em cima de uma árvore você poderia escrever “escada”, e aí a escada aparece, você sobe e viva, fim.

O jogo, no entanto, te estimula a pensar e resolver os problemas com idéias diferentes. Por exemplo, pra pegar esse objeto na árvore você pode invocar um helicóptero e voar com ele até o alto da arvore, ou pode invocar um lenhador pra ele derrubar a árvore e por aí vai. Depende só das suas idéias mesmo.

Uma das coisas que eu achei legal é que o jogo reage às coisas que você invoca. Pegando o mesmo exemplo da árvore, se você chamar, por exemplo, um dragão pra destruir a árvore, ele vai fazer isso, beleza, mas depois ele vai matar você também, nem todos os dragões são pacifistas, sabe como é? Ou então, se você resolvesse usar um lança chamas pra por fogo na árvore e destruí-la, você corre o risco de por fogo também no objeto que você queria pegar. Enfim, são inúmeras as possibilidades.

Estou gostando muito do jogo e esse é um daqueles jogos que qualquer pessoa vai gostar. Especialmente pela possibilidade de você poder resolver as coisas de maneiras malucas. Ah e algo muito legal é que o jogo tem versão em português.

Se ficou na dúvida de como funciona o jogo, dá uma olhada no vídeo abaixo.

Bom, por hora é isso. Até.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: