A Terra é redonda!

– Ah não… Jura? Você deve estar brincando…
– Não, eu não estou.

Hoje em dia é bastante óbvio que a Terra é redonda. Você viu uma foto em algum lugar, procurou no google, seu professor te disse e você viu até num programa da Eliana falarem isso. É, a Terra é redonda. Mas como descobriram isso antes de irem lá fora pra ver?

Existem muitas coisas que demonstram isso. Vamos começar por um exemplo mais visual. A Lua aparece de várias formas diferentes no céu noturno devido a variação de posição que ela tem em relação a onde está o Sol. Dá uma olhada nesse figura aqui. Mas sabemos que a Terra é redonda porque durante um eclipse lunar, que é quando a Terra fica entre essa luz que vem do Sol para a Lua, vemos projetada na lua não a sombra de um quadrado ou qualquer coisa assim, mas uma sombra esférica, dá uma olhada na foto.

Um navegador muito doido (Fernão de Magalhães 1480-1521) acreditava tanto nisso que chegou a dizer “A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja.” Ainda bem que ele passava mais tempo no mar do que em Terra, se não provavelmente teria ido pra fogueira.

Outra maneira de se perceber que a Terra é redonda é ir até uma praia com um binóculo, luneta ou supervisão de super heróis capaz de dar zoom. Observando o horizonte você vai notar que as ilhas mais distantes parecem estar ligeiramente afundadas. Inclusive se você puder acompanhar o movimento de um barco verá que ele não vai ficando cada vez menor, que é que se esperaria se a Terra fosse plana, você vai ver que ele vai “afundando”. Inclusive se a Terra fosse mesmo plana, com um super binóculo você conseguiria ver do outro lado a África! Inclusive se você fizer isso e for de noite (e não tiver poluição) vai ver o espaço e vai ver estrelas.

Alguém pode querer dizer que se a Terra fosse mesmo redonda, nós poderíamos sentir ao andar a curvatura dela, como sentimos quando subimos ou descemos uma montanha. A verdade é que não poderíamos porque somos criaturas muito pequenas em relação ao tamanho todo do planeta. Outra coisa que pode passar pela sua cabeça é que a Terra não é bem redonda, porque ela tem um monte de montanhas, então ela poderia ser tipo um ferrero rocher (não é propaganda, eu bem que queria que alguém me patrocinasse)?. Também não, se nós pudéssemos pegar a terra pra “alisar” a sua superfície, não sentíriamos nada. Se a terra tivesse 1 metro de diâmetro, o monte Everest (o amendoin mais protuberante do nosso suposto planeta ferrero rocher) teria “incríveis” 4 milímetros! Acredite, ela pareceria bem redonda pra você. Como ela nos parece quando vemos de longe pelas fotos do espaço.

3 Comments on “A Terra é redonda!

  1. VocÊ explicou muito bem e tambem é bem engraçado hsuausuashu,

    esta de parabens,
    um abraço!

    Like

  2. ameeeeei a explicaçao,soube ensinar a maneira q os adolescentes aprenderiam,poderia ser professor la onde eu estudo

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: