Speed Racer – O filme

Estamos um pouco atrasados, provavelmente você não vai conseguir encontrar o filme ainda em cartaz nos cinemas, mas em breve o DVD vai estar nas locadoras e como estivemos fora e perdemos essa estréia e esse é um filme que faço questão de comentar, aqui estamos.

Primeiramente se você deixou de ver o filme no cinema perdeu a chance de ter uma experiência única em termos de filme de ação, nesse caso em especial de um filme corridas. Você pode imaginar o que esperar se viu a trilogia Matrix e se lembra de como se sentiu ao ver as cenas de ação dos três filmes. Mesmo hoje em dia, quase dez anos depois, aquelas cenas de ação estão muito além do que geralmente se faz quando resolvem colocar uns personagens pra brincar de lutinha.

Essa expecctativa estava em boa parte das pessoas que sabia que essa adaptação do anime da década de 60 vinha das mãos dos criadores da trilogia, os irmãos Wachowski. Muita gente esperava um “novo Matrix” e acabaram se decepcionando ao ver que os irmãos não estavam interessados em repetir um estilo, em repetir um conceito, eles queriam algo diferente, mas que tivesse o toque de talento que eles possuem. O filme é colorido, é estilizado, é algumas vezes frenético e para aqueles que conseguirem passar pelo preconceito desses apectos e entrarem no clima do universo criado, é mais um desses filmes que daqui 10 anos ainda vai estar à frente do seu tempo.

O filme não tem o mesmo tom sério e sombrio de Matrix. A intenção é fazer um filme família, cômico, que consiga além disso extrair do desenho a sua alma. Muitos cineastas e alguns atores tentaram levar uma adaptação de Speed Racer para o cinema, já que a história tinha mesmo um grande potencial, tinha até um projeto que envolvia o Tom Cruise (?!). Ao ver essa adaptação, esse filme como foi feito, é difícil não dizer que eles de fato conseguiram captar a alma do desenho, trazendo tudo para uma época mais atual e criando um mundo que nem sempre parece de verdade mas que ainda assim se pode acreditar.

Você pode me perguntar “Ah… mas se o filme é tão bom assim, porque não foi um sucesso tão grande quando… ahn… o Homem de Ferro?”. É, a resposta é que por ser uma coisa tão diferente, tão à frente do que normalmente se faz, por de certa forma exigir um pouco mais de percepção artística da pessoa que assiste, o filme não fez o mesmo sucesso que o filme de explosão, frases fáceis e decerebradas de Homem de Ferro, que não é ruim, mas é quase um fan service.

Sobre a história, o filme conta a vida da família Racer. Speed desde de pequeno só pensava em corrida ainda mais porque seu irmão era um corredor. Diante de circunstâncias misteriosas o irmão dele morre depois de um acidente numa corrida. Speed cresce, segue os passos do irmão e acaba virando um piloto tão famoso quanto ele, aí surge a porta para um mundo de grandes corridas, onde grandes empresários tentam manipular o resultado das competições para lucrarem. Cabe então ao nosso herói trazer esses senhores malvados diante da justiça com a ajuda de algumas pessoas que ele vai conhecer durante a história e da própria família Racer.


Com relação aos atores a seleção foi muito boa e é legal ver atores como Matthew Fox (o Jack do Lost) que faz o corredor X, ou Emile Hirsch que faz o Speed, ou o ator/músico coreano Rain que faz o corredor Taejo, tendo uma chance de aparecer e fazer parte de um filme como esse. Ainda sobre os atores, Paulie Litt, que faz o irmão mais novo do Speed, e o macaco da família, toda vez que aparecem roubam a cena.


Se você gosta do desenho antigo, ou se gosta de filmes de ação que tentam propor novas idéias e não se importa em entrar em mundos criados apenas para um filme você vai gostar muito de Speed Racer. Agora se você viu Homem de Ferro e acha que é a melhor coisa do mundo, você também vai gostar de Speed Racer, talvez não seja o melhor coisa do mundo pra você, mas com certeza se você parar pra ver vai gostar.

site oficial || um dos trailers no You Tube


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: