Direção de arte?

A direção de arte é um daqueles elementos importantes que na maioria das vezes vai passar despercebido pelo consciente da pessoa, já o inconsciente dela, observa todos esses detalhes e os soma aos pontos de quanto aquilo entretem e diverte. Para dar alguma definição, a direção de arte é algo como a responsável por centralizar todas as peças artísticas de uma obra qualquer para que tudo faça parte de forma convincente de um mesmo universo. Parece complexo, mas é bem simples.

Um exemplo bem fácil é pegar um filme de faroeste. As roupas não podem ser de ingleses da era vitoriana com perucas brancas e felpudas. Os cenários não podem ter notebooks, geladeiras, televisores e coisas que não existiam nessa época. Seria necessário saber escolher os elementos que vão existir em cada cenário para que ele pareça de verdade um cenário do faroeste, incluindo as sujeiras no chão e as cores das coisas.

A direção de arte ainda vai além desses elementos físicos das cenas, poderíamos encontrá-la no estilo das letras dos créditos que vão aparecendo quando o filme começa e quando ele termina, repare depois como as letras e mesmo a forma que elas aparecem em qualquer filme atual retrata o clima do filme. A própria fonte do título do filme no cartaz e todo o material de divulgação, costumam seguir um mesmo estilo.

Outro aspecto é a trilha sonora, por exemplo, todo mundo conhece aquela velha musiquinha de velho oeste “tu turuuuuu, ua ua ua…. tu tu ruuu… ua, ua ua ua …”. Ok, escrevendo assim fica um pouco difícil, então não fique nervoso e clique aqui pra ouvir. Bem melhor, não? Ouvindo essa música dá até pra ver as bolas de palha passando, a areia sendo levantada pelo vendo e um pássaro gritando ao fundo. É mesmo uma música de faroste.

Todos esses conceitos também são encontrados em jogos. Veja como o menu, as cores a trilha sonoras de um jogo de esporte tem clima de esporte enquanto que o os de um jogo de RPG tem clima de fantasia também sempre coerente com a história do jogo.

Falamos aqui de um exemplo um tanto quanto duro do que pode ser direção de arte, mas o conceito pode ser bem maior conforme o tipo do projeto que estamos fazendo. Podemos pensar num filme como Matrix.

Repare nas roupas, na cor esverdeada que o filme tem, nos cenários e na trilha sonora. Ali não se está tentando recriar uma atmosfera que já existe num consciente coletivo, que tem referências históricas e tudo mais, em Matrix se está criando um novo ambiente, apresentando um novo universo, que é coerente com a história do filme e fazer ele ser convincente, imersivo e divertido é mérito da direção de arte. Imagine sem em Matrix tocasse forró

Podemos citar outros exemplos como as cores escuras e os ambientes sujos de Batman Begins, ou o estilo gráfico de Zelda Twillght Princess, ou ainda o estilo moderno de Halo 3, ou o ainda inédito filme do Speed Racer e tantos, tantos outros.

A próxima vez que estiver vendo um filme, ou jogando alguma coisa, tente perceber esses detalhes. A direção de arte é muito menos invisível do que parece.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: